sexta-feira, 22 de abril de 2016

O VESTIDO DE ODÍLIA - Conto de Dôra Borges (Cássia, MG)

O VESTIDO DE ODÍLIA

Bordô era a sua cor preferida. Nem pensava em comprar um vestido para a festa do seu próprio casamento que fosse de outra cor.
- Absurdo! dizia a sua mãe com raiva.
- Você é a minha filha única e eu não admito passar por um vexame desses.
- Mas mãe, eu sou diferente.
Sempre respondia Odília com ar de superioridade.
A mãe, inconformada prometia não comparecer ao casamento.
A filha, que nem noivo tinha, pouco se importava com essa promessa.
Anos se passaram... talvez uns 30. E nada da moça arrumar um noivo que a agradasse. A bem da verdade, ela nem procurava.
Um dia, distraída, esbarrou com um velho senhor, aparentando uns 87 anos mais ou menos, quando seguia sua sombra da tarde, pela calçada da praça de São Domingos, rumo à Sorveteria Rosa. O calor era quase insuportável e ela só pensava no sorvete de passas ao rum. O senhor assustou-se e logo foi pedindo desculpas, antes mesmo que a moça o fizesse. Odília, levantou a cabeça e sorriu com o canto dos lábios, meio tímida.
Os olhos esverdeados e cheios de brilho daquele homem tocaram a alma da moça. E sem pensar, ela disse:
- Vou tomar um sorvete. O senhor quer me acompanhar?
Que convite mais inusitado! Não o conhecia, mas teve vontade de conhecê-lo.
Do alto dos seus quase 47 anos, que mal tinha em arriscar a reputação por um desejo?
Por sua sorte (ou azar!?) o velho senhor, um viúvo entristecido, aceitou, meio sem jeito, o convite. E a única coisa que Odília se lembra com orgulho é de que pediu outro sorvete. Já não precisava mais do mesmo sabor.
No altar da Igreja da Glória, a moça do vestido bordô, feliz da vida, casou-se com Antenor, aquele velho senhor dos olhos “esmeraldados”, 40 anos mais velho do que ela. Sua mãe não compareceu à cerimônia, agora duplamente revoltada, pois a filha estava se casando com alguém mais idoso do que o próprio pai.
Na saída, Antenor disse com o sorriso mais bonito do mundo, pois que transbordava de uma alegria incontida, que jamais vira uma noiva com um vestido tão bonito.

E era bordô!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário